Parceiro do mês de novembro da Revista IT Channel

A Uprint | Canon Business Center Aveiro foi destacada como parceiro do mês da IT Channel com o seguinte artigo da autoria de Marta Quaresma Ferreira
“Aprendemos e agimos num mundo ligado sempre em Parceria”

Com origem em 2013, a Uprint começou por trabalhar com base em hardware e de impressão, com serviços de assistência técnica em monomarca Canon. Hoje em dia a CEO, Cecília Lay tem o foco nas pessoas.
A Uprint, Representante Oficial da Canon no distrito de Aveiro, iniciou a sua atividade em 2013, fruto da vontade da sua fundadora e CEO, Cecília Lay, em criar oportunidade de novos empregos, numa altura em que o desemprego em Portugal tinha atingido o seu pico. Os primeiros três anos foram cheios de altos e baixos, ultrapassados com força e vontade para sobreviver financeiramente perante todos os custos inerentes ao início de um projeto. Nos três anos seguintes, a Uprint cresceu e apostou fortemente na formação e no treino dos seus nove colaboradores. Cecília Lay decidiu realizar diversas formações na área comportamental e do autoconhecimento, assim como treinos de emoções para enfrentar “as dores do crescimento”. Com este mindset, a Uprint focou a sua visão em algo que, considera, move qualquer negócio – as pessoas.

A OFERTA DE S0LUÇ0ES
A Uprint começou por desenvolver soluções à base de hardware e de impressão com serviços de assistência técnica e com várias marcas, sendo a Canon a marca que teve sempre primazia. A máxima da organização passou sempre pelo compromisso e seriedade, com a resolução de problemas de forma desburocratizada, rápida e transparente. A empresa assume o compromisso de ajudar a armazenar, gerir e processar todo o tipo de informação empresarial de forma eficiente, económica e segura para a organização. Com o software de Gestão de Informação Therefore, concebido para ajudar todas as pessoas a alcançar numerosos ganhos de eficiência e produtividade, ao mesmo tempo que reduzem o tempo gasto em tarefas administrativas onerosas e processos intensivos de papel, a Uprint transforma os documentos em papel e processos empresariais em registos eletrónicos e fluxos de trabalho digitais, neste que é um mercado cada vez mais competitivo e plural, onde é necessário criar valores e diferenciar-se dos demais, acompanhando a velocidade natural da era Digital. A Uprint encontra-se a finalizar o ISO9001 e tem para 2023 alguns projetos de crescimento e expansão que passam pela abertura de novas instalações e filiais, bem como a contratação de mais pessoas.

UM CAMINHO DE PARCERIA
Nos últimos três anos, e com o evoluir do negócio numa era cada vez mais digital, a Uprint tem tido como missão marcar a diferença na vida das pessoas através de soluções e ferramentas que simplifiquem o dia a dia e que ajudem o seu negócio a crescer de forma produtiva e sustentável, num mundo cada vez mais veloz. Para tal, foi necessário reforçar a importância crítica das empresas em serem mais ágeis e de adaptarem a sua capacidade às constantes flutuações e alterações nos seus mercados, de forma a reduzir o impacto que a disrupção causada pela pandemia global da COVID-19 trouxe à vida das pessoas, negócios e empresas. Ao celebrar o seu nono aniversário, o Parceiro assumiu junto da Canon o desafio de dar passos no caminho da Transformação Digital com a tecnologia Canon.

A empresa iniciou uma estratégia de mudança interna e desenhou um mapa de como iria sobreviver e crescer, com a certeza de que esse era o caminho: “evoluir, transformando a forma como trabalhamos, aprendemos e agimos num mundo ligado sempre em Parceria com a Canon”. Cecília Lay acredita que o caminho hoje em dia passa por desenhar um mapa para que a Transformação Digital ocorra nas organizações de forma mais tranquila, transparente e com ética. “Para o sucesso da mudança tem de haver Parceiros como a Uprint que ajudam no diagnóstico e planeamento dessa mudança dentro das organizações.” Para a CEO, “é este o caminho da Uprint, mantendo sempre os seus valores: cumprir com o que promete e não prometer aquilo que não pode cumprir; respeito pelas pessoas, estabelecendo relações harmoniosas com colaboradores, clientes, fornecedores, Parceiros, concorrentes, governos e ambiente natural; aposta no profissionalismo, na formação e progressão da equipa; excelência no apoio e na confiabilidade e credibilidade; segurança e sustentabilidade”.