Cada minuto conta quando se trata de produtividade

Todos concordamos que ninguém gosta de perder tempo, quer seja um colaborador a tentar concluir tarefas na sua lista de afazeres ou um Líder para quem tempo é dinheiro.

Desde a chegada das tecnologias digitais, a velocidade do trabalho aumentou exponencialmente – afinal, podemos comunicar uns com os outros com um clique num botão. Mas, por vezes, a tecnologia cria os seus próprios problemas e ineficiências.

De acordo com uma nova pesquisa, os trabalhadores perdem uma média de 46 minutos por dia com tecnologia lenta.

Um em cada cinco colaboradores admite que a tecnologia lenta os faz perder o foco.

um em cada dez colaboradores admite que ao encontrar regularmente problemas de software/hardware os leva a querer deixar o emprego.

A tecnologia deve apoiar e permitir o trabalho, não atrapalhar.

Um dos principais desafios no investimento em tecnologia destinada a melhorar a produtividade no local de trabalho é, equilibrar as suas funcionalidades e capacidades com a experiência do utilizador. É essencial lembrar que estes sistemas serão utilizados por pessoas reais, por isso, em última análise, mesmo que um software ou um equipamento seja funcionalmente o melhor do mercado, pode não levar à elevada produtividade a que se aspira.

Na realidade, se os colaboradores acharem que a tecnologia no local de trabalho é difícil de utilizar, é provável que percam tempo a percebê-la, ou mesmo que evitem utilizá-la de todo, optando por alternativas com as quais estejam mais familiarizados ou por processos manuais antigos e ineficientes.

Isto reflete-se em pesquisas que constataram que quase três quartos dos colaboradores admitem partilhar informações com colegas e 60% com pessoas fora da organização, através de ferramentas de partilha de ficheiros não conformes e não fornecidas pela empresa. Além de diminuir potencialmente a produtividade dos processos empresariais no dia a dia, esta prática aumenta o risco de perda de dados e de violações de segurança, com consequências graves para a empresa.

A capacidade de utilização num nível básico e intuitivo deve ser a principal característica de qualquer tecnologia nova ou emergente.

A Canon, desenvolve soluções para melhorar a produtividade nas empresas, proporcionando a facilidade de utilização, fiabilidade e conetividade exigidas pela combinação de modelos de trabalho tradicionais, remotos e híbridos dos dias de hoje.

Até quando é sustentável para o negócio continuar a ignorar estes indicadores dentro da organização?